retomada economia

Aconteceu na última segunda-feira (26) uma reunião na Câmara Municipal com o secretário de Desenvolvimento e Turismo Luiz Gustavo Rodrigues de Souza. O principal objetivo da reunião era apresentar possíveis projetos para uma retomada econômica do município, unida de uma potencialização do turismo na cidade de Cruzeiro, que, segundo o secretário, é um gigante em oportunidades. Segundo dados do CAGED, Cruzeiro está com saldo positivo na geração de empregos com mais de 790 vagas, sendo a cidade que mais gerou empregos na região do Vale Histórico no período de janeiro à maio de 2021.

O secretário disse que deve haver uma mudança na autoestima do cruzeirense em relação a seu município. Cruzeiro é uma cidade com diversos pontos turísticos, bares e outros diversos atrativos, mas, por algum motivo, o morador não é incentivado a consumir tudo que a cidade oferece. Desde que entrou na Secretaria, Luiz Gustavo conta que começou a aplicar essas mudanças nas ações das políticas públicas. Uma das medidas que tomou foi incentivar o empresário a anunciar vagas de emprego pelo PAT, um serviço gratuito que funciona tão bem quanto às agências privadas de recrutamento e seleção de vagas. Além disso, no mês de maio a cidade de Cruzeiro recebeu 20 guias de turismo representando agências do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar os principais atrativos turísticos do município. Segundo Luiz Gustavo, o cidadão deve contar com os serviços oferecidos pela própria cidade.

As empresas Tegus e GR Indústria Química apresentaram projetos de investimentos para o município de Cruzeiro na ordem de aproximadamente 30 milhões entre ambas. Essa ação será desenvolvida nos próximos anos e vai possibilitar a geração de mais de 150 empregos diretos nas indústrias citadas. O objetivo é construir em conjunto com a Câmara Municipal um pacote de medidas legais, com leis de incentivo à área da indústria e grandes empreendimentos, incentivo ao comércio de grande porte a fim de atrair atacadistas de shoppings, um marco regulatório de startups com a finalidade de incentivar as mesmas, além de lei para o incentivo à hotelaria. Alguns projetos já estão sendo trabalhados em conjunto com o vereador Wagneriano de Lima e estão sendo discutidos para apresentação à Câmara Municipal.

Luiz Gustavo reiterou que serão investidos em Cruzeiro mais de 200 milhões de reais nos próximos 18 meses entre recursos públicos e privados, e lembrou o quanto o turismo é importante a geração de emprego e renda para a cidade. Grandes parcerias foram feitas no último ano que comprovam o crescimento do município, como a aquisição do Hospital Regional e de uma unidade do Poupatempo. Diego Miranda (PSD) parabenizou o secretário pelo trabalho realizado e destacou a importância de incentivar o turismo em Cruzeiro. Jorge Currila (PL) encerrou a reunião agradecendo os serviços prestados por Luiz Gustavo e agradeceu a presença dos vereadores e do prefeito na reunião.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social