Ocorreu ontem, 05 de agosto de 2021, a segunda Sessão Especial do ano, estava presente toda a bancada de vereadores, além do prefeito Thales Gabriel. A Sessão expôs o Relatório de Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2021 e iniciou com a apresentação de um vídeo do prefeito, no qual foram abordados projetos de pavimentação da cidade, a retomada econômica de Cruzeiro, além da importância da aquisição da unidade do Poupa Tempo e do Hospital Regional. Thales Gabriel salientou também a relevância do Museu Major Novaes a respeito do incentivo ao turismo no município.

Entre as pautas, estava a apresentação do Resultado Primeiro, que tem por finalidade demonstrar a capacidade do Município de honrar o pagamento de sua dívida, por meio dele é possível demonstrar o grau de autonomia da cidade. Nessa análise, são consideradas apenas as receitas e despesas fiscais, não incluindo receitas de operações de crédito e de alienação de bens, e as despesas com o pagamento de juros, encargos e amortizações da dívida.

A Sessão abordou também a Execução Orçamentária, de Receitas e Despesas; o Resultado Orçamentário, que apresentou um total de 8,48%, Despesas com Pessoal e Limites, que engloba o Executivo e Legislativo, Despesa com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, além da Receita Corrente Líquida e a Dívida Pública. As Despesas com Ações e Serviços de Saúde, que necessitam de um mínimo de aplicação de 15%, somaram 40,15% aplicados.

Ocorreu também a apresentação do Resultado Nominal, representado pela diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida ao final do bimestre de referência e o saldo do final do bimestre anterior. A apuração desses dados tem como objetivo medir a evolução da Dívida Líquida no período. Por fim, foram expostos comparativos entre o 1º quadrimestre de 2017 e 1º quadrimestre de 2021, a respeito da Dívida Pública, Despesas com Pessoal e Limites, com a Manutenção de Desenvolvimento do Ensino e com Ações e Serviços de Saúde.

Foi questionado por Higmar Lopes (PSD) a respeito de um trecho não asfaltado no Bairro Jardim São José, além disso, o vereador também disse que recebe muitos pedidos de asfaltamento em Cruzeiro. Thales Gabriel retornou dizendo que seria necessário conferir o local em questão, acrescentou que o objetivo é finalizar todos os bairros por inteiro. O prefeito concluiu dizendo que em seu primeiro mandato foram realizados 20km de asfaltamento e com 20km deste mandato, será totalizado 40km no final de sua gestão. Foi apresentada também uma relação de ruas pavimentadas na cidade de Cruzeiro.

Paulo Filipe (DEM) questionou o prefeito a respeito dos kit merendas da cidade de Cruzeiro e o que está sendo feito com o dinheiro que sobra, como resposta, Thales Gabriel disse que são poucas pessoas no município que aderem ao recebimento do kit e o dinheiro que sobra é usado nas próximas adesões. O vereador perguntou também sobre o uso de máscaras, questionando se o prefeito irá, desde que reduza muito os casos de Covid e os preenchimentos de leitos na UTI e no CISA, realizar um decreto próprio ou irá seguir o Estado. Thales retornou dizendo que irá seguir fielmente o que o Estado solicitar.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.