audpub

Na última quinta-feira (19) a Câmara de Cruzeiro cedeu espaço à SEDU – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana para os próximos anos. Estavam presentes os vereadores Anderson Ferrer (PSD), Higmar Lopes (PSD), Nelson Pinheiro (PL), Paulo Filipe (DEM) e Sandra da Cunha (MDB), assim como o secretário da SEDU, Mário Notharangeli. A audiência foi apresentada pelo engenheiro e diretor da empresa Urbantrans, David Ruiz Bargueño e transmitida pelo site oficial da TV Câmara.

David iniciou a apresentação explicando o que era mobilidade urbana, a importância de traçar um plano e como elaborá-lo. Depois disso, falou da maneira como a qualidade de vida do cidadão está ligada a mobilidade urbana, e explicou as diversas ações que deveriam ser tomadas para melhorar diferentes setores da vida da população, seja no transporte, na acessibilidade ou na mobilidade dos modos de deslocamento.

Depois disso, o engenheiro apresentou as etapas do Plano de Mobilidade Urbana, sendo 4 principais etapas. A primeira, diz respeito ao planejamento, levantamento de dados e análise das informações para digitação do Caderno de Diagnóstico. Já na segunda etapa são feitas pesquisas no município e os trabalhos são divulgados nas redes sociais e grupos internos. Além disso, são elaborados o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural e a Minuta do Projeto de Lei da Política Municipal de Mobilidade Urbana.

A terceira etapa conta com projeções e construções de cenários, análise de impactos e definição de eixos de atuação, objetivos estratégicos, ações em curto, médio e longo prazo, indicadores para acompanhamento das ações, sistemática de monitoramento, avaliação, revisão e atualizações periódicas. Também são feitas as identificações das fontes e digitação e formatação do Caderno de Prognóstico.

A última etapa diz respeito às ações finais. Nela, há a realização de Audiências Públicas, revisão e formatação final e entrega de documentação para sua aprovação na Câmara Municipal. A SEDU já está na etapa final de elaboração desse Plano de Mobilidade. Depois da exposição das etapas, David apresentou análises mais detalhadas do plano, discutindo as características urbanísticas do entorno dos domicílios da população.

Além das análises, o engenheiro conversou bastante com os vereadores sobre os principais objetivos da Secretaria. Algumas das ações incentivadas por David são: estruturação do espaço urbano, promoção do transporte não motorizado, promoção da segurança no trânsito, segurança pública e muitas outras. Preservação ambiental, arborização e acompanhamento e fiscalização dos programas também foram ações incitadas pelo engenheiro.

David terminou a apresentação e abriu a conversa para que os vereadores tirassem suas dúvidas sobre o Plano. Higmar Lopes perguntou sobre a importância de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural para futuros investimentos na cidade, e o engenheiro afirmou que o Plano Diretor não interfere em futuros investimentos, na realidade trata-se de um planejamento para o desenvolvimento da mobilidade urbana de um município. A Audiência Pública foi encerrada às 18h20. Abaixo você encontra o Prognóstico Final do Plano de Mobilidade da SEDU disponível para visualização ou download em PDF.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social

PDF Button PNG File