AP SAUDE

A Câmara Municipal de Cruzeiro cedeu espaço à Secretaria de Saúde nessa última quinta-feira (30) para uma Audiência Pública referente à Prestação de Contas em Audiência Pública do Segundo Quadrimestre de 2021. Estavam presentes os vereadores Higmar Lopes (PSD), Nelson Pinheiro (PL) e Carlinhos Stock Car (DEM). A apresentação foi realizada pela secretária Imaculada Conceição Magalhães e foi transmitida pelo site oficial da TV Câmara. O vereador Carlinhos deu início à Audiência às 15h00.

Imaculada iniciou sua fala destacando as unidades de Atenção Primária no município, informou que algumas unidades da ESF (Estratégia Saúde da Família) estão em processo de obras, como as da Vila Batista, KM 4 e II Retiro. Uma ação muito importante que a secretária evidenciou é a Vigilância na Saúde, especialmente a Vigilância Epidemiológica, responsável por ações intensificadas no controle da covid, vacinação, monitoramento de indicadores, zoonoses e etc.

Imaculada enfatizou para os vereadores e o público que o CISA (Centro Integrado de Saúde) está funcionando de segunda a segunda das 07h às 19h desde o dia 1º de setembro. O CISA foi um grande aliado do município durante a pandemia, servindo como pronto atendimento e realizando internações para os pacientes da covid. Imaculada reforçou também a importância da vacinação e indicou para aqueles ainda não receberam a vacina e possuem mais de 12 anos, que procurem o ARE (Ambulatório Regional de Especialidades).

Ao apresentar o boletim da dengue, Imaculada apontou que 118 casos foram notificados, e afirmou que a população precisa auxiliar nesse combate. Reiterou que o Aedes Egypt pode estar nos ralos, na água atrás da geladeira ou em garrafas no quintal. Passando para os dados de Atenção Secundária, a secretária destacou os serviços de diagnose conveniados com a Santa Casa, e informou que ocorrerá durante o mês de outubro um projeto que pretende realizar 300 mamografias em um mês nos dias de sábado.

Os vereadores parabenizaram Imaculada pelo trabalho efetuado na Secretaria de Saúde, e a secretária agradeceu a dedicação da Câmara Municipal e do Conselho de Saúde em alavancar o setor de Saúde em Cruzeiro. A Audiência foi encerrada pelo vereador Carlinhos às 16h19.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.