0224

A Câmara Municipal promoveu na última quinta-feira (24) uma Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Saúde para a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2021. Estavam presentes os vereadores Diego Miranda (PSD), Gordo da Vila Batista (PL) e Paulo Filipe (DEM) e a apresentação foi realizada pela secretária Imaculada Conceição. O vereador Paulo Filipe deu início à Audiência às 17h15.

A secretária iniciou sua fala apresentando o número de consultas realizadas em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Somando os dados de Enfermagem e Medicina, foram totalizados 21.712 atendimentos de Atenção Primária.

Imaculada ressaltou os cuidados de vigilância sanitária que foram tomados para o controle da disseminação da covid-19. Um grande trabalho com ações de vacinação e monitoramento de indicadores, além do controle de indicadores de dengue. O CISA – Centro Integrado de Saúde teve suas atividades encerradas em Outubro de 2021 pela falta de verba para a pandemia que Cruzeiro recebeu em 2021, muito menos que no ano anterior.

Nas atividades realizadas como Atenção Secundária, a secretária salientou os serviços de Diagnose, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas e as especialidades médicas oferecidas no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades). Alguns dos serviços de Diagnose são conveniados com a Santa Casa, como a Mamografia e a Ultrassonografia.

Os dados de Atenção Terciária como internações e serviços de urgência e emergência apresentaram mais de 400 internações cirúrgicas no último Quadrimestre, e 102.780 procedimentos de porta no Pronto Socorro da Santa Casa de Cruzeiro. Também foi realizado um serviço intra-hospitalar com o SAMU e tratamentos fora de domicílio.

Durante o período as Despesas Líquidas foram de R$ 19.504.121,82, o que representa 36,65% do valor da Receita do Período, de R$ 53.224.100,59. A aplicação mínima constitucional é de 15% da Receita Bruta de Impostos. Imaculada finalizou a apresentação agradecendo as ações dos vereadores com as emendas impositivas direcionadas para o Setor da Saúde.

Os vereadores parabenizaram a secretária pela apresentação e pelos serviços prestados no ano de 2021. A Audiência foi encerrada às 17h58 pelo vereador Paulo Filipe.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social