WhatsApp Image 2022 03 23 at 09.54.20

Na noite de terça-feira (22) aconteceu na Câmara Municipal de Cruzeiro a sessão solene intitulada como ‘’Fraternidade e Educação’’, a reunião contou com a presença de padres, professores, comandante subtenente, vereadores e alunos, que juntos puderam imergir numa reflexão sobre o verdadeiro significado de fraternidade.

A campanha da fraternidade, como bem falou o Padre Diocesano Leandro, existe no Brasil desde 1964, e a cada ciclo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe um tema pertinente, que vai ao encontro direto com as pessoas, que precisa transbordar e literalmente ir além da reflexão dentro da Casa de Leis, considerada o ponto principal de partida.

O Padre Leandro frisou que: ‘’Quando se fala em economia, quando se fala em cultura, quando se fala em saúde, quando se fala a tudo que diz respeito a sociedade, temos que ter claro em nosso horizonte a pessoa humana.’’ Sendo assim, fica claro que a base para construção de uma federação fraterna é o reconhecimento do indivíduo como ser pensante, complexo e integrado.

A inspiração para o lema ‘’Fala com sabedoria e ensina com amor’’ foi Provérbios 31.26, assim como a passagem de João 8. 1 – 11, ambas inscritas na Bíblia Sagrada. Os fundamentos que pautam a campanha não devem ser encarados apenas como responsabilidade da igreja, pelo contrário, a igreja precisa trabalhar em conjunto com outras camadas da sociedade, como ciência, política, família e escolas.

Por fim, a fala marcante do papa Paulo VI ‘’A paz é fruto da justiça social’’, reverbera nos corações e mentes de todos que estiveram presentes na sessão solene. Pessoas movidas para o cumprimento de um objetivo social alcançam justiça, paz e fraternidade de verdade.

Matéria escrita pela aluna de Jornalismo Beatriz Mota.