3105

A Câmara Municipal promoveu na última terça-feira (31) uma Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Saúde para a Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2022. Estavam presentes os vereadores Diego Miranda (PSD) e Babu Branco (PSDB), a apresentação foi realizada pela secretária Imaculada Conceição. O vereador Babu deu início à Audiência às 16h25.

A secretária iniciou sua fala apresentando o número de consultas realizadas em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Somando os dados de Enfermagem e Medicina, foram totalizados 21.688 atendimentos de Atenção Primária.

Imaculada ressaltou os cuidados de vigilância sanitária que foram tomados para o controle da disseminação da covid-19. Um grande trabalho com ações de vacinação e monitoramento de indicadores, além do controle de indicadores de dengue com ações de fiscalizações. A secretária ainda salientou a importância do trabalho do CEPAT, que realiza os testes rápidos, um tipo de exame que utilizando apenas uma gota de sangue do paciente permite a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no município mostram que foram aplicadas 186.535 doses até o dia 26 de maio, 96,11% da população de Cruzeiro com mais de 12 anos tomou as duas doses da imunização completa, ou a dose única da vacina. Já no controle de zoonoses, foram realizadas ações de controle de Culex, avaliações de densidade larvária, controle de criadouros do Aedes Aegypti e animais peçonhentos e ações de nebulizações.

Nas atividades realizadas como Atenção Secundária, a secretária salientou os serviços do ARE – Ambulatório Regional de Especialidades, que oferece diversos serviços de diagnose, como eletrocardiograma, eletroneuromiografia, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia e também serviços de especialidade médica. Houveram também ações realizadas em convênio com a Santa Casa, como tomografias computadorizadas e mamografias.

As unidades de Saúde da Zona Rural passaram por reforma no último quadrimestre, e o prontuário eletrônico foi implantado em oito unidades, além de estar em processo de implantação em outras três. Foram distribuídos 103 equipamentos para viabilizar o uso do prontuário, como impressoras e multifuncionais.

Os dados de Serviços Terciários apresentam 655 internações clínicas nos últimos meses e 201 procedimentos cirúrgicos em parceria com a Santa Casa de Cruzeiro. O pronto-socorro registrou 148.835 atendimentos de porta, e 4.613 procedimentos de urgência. Alguns dos serviços filantrópicos conveniados são a ABA, a Apae, a Casa Ágape e o Desafio Jovem.

Durante o período, foram liquidados R$ 18.938.387,90, o que representa 28,42% da Receita para o primeiro Quadrimestre de do ano. A aplicação mínima constitucional é de 15% da Receita Bruta de Impostos, esses dados foram retirados do Quadro de Aplicação de Recursos na Saúde, da Secretaria de Finanças. Os vereadores parabenizaram a secretária pela apresentação e pelos serviços prestados nos primeiros meses de 2022. A Audiência foi encerrada às 17h12 pelo vereador Babu Branco.

CMC – Coordenadoria de Comunicação Social