No dia 08/04, foi realizada na Casa Legislativa uma Audiência Pública sobre a Segurança na Praça do Santo Cruzeiro.

Representando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Thales Gabriel Fonseca (SD) e Antônio Carlos Marciano (PROS). 

A administração municipal foi representada pelo procurador jurídico Magno José de Abreu, comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) Norberto Curvello, Tenente Evilásio, da 4ª CIA da PM de Cruzeiro, e Ditinho Rodrigues, do Departamento de Trânsito do município. 

O vereador Antônio Carlos Marciano (PROS), deu início a sua fala lamentando a ausência de um representante da Polícia Civil, pois ela é a responsável por algumas das soluções necessárias na região, e “o assunto envolve todos os moradores que têm o hábito de visitar o Santo Cruzeiro, que é um ponto turístico da cidade”. Em seguida, ressaltou a importância de uma câmera de segurança no local e pediu para que o Tenente Evilásio listasse os benefícios que a cidade teria. 

O atual Tenente da 4ª CIA da PM disse que um local com sistema de monitoramento inibe a prática de delitos e possibilita à polícia a visualização ao vivo do que está acontecendo. Em seguida, o procurador jurídico Magno relatou que uma das alternativas existentes é a prefeitura fazer um registro de preço para monitoramento e alarme, já que não há necessidade de nova dotação. 

Com a palavra passada aos vereadores, Antônio Carlos Marciano (PROS) relatou que a Secretaria de Educação tem dotação orçamentária para adquirir o sistema de alarme. O que faltava era firmar compromisso com o efetivo da Guarda Civil Municipal, que é pequeno. Segundo o vereador, em pouco tempo haverá uma licitação, na Prefeitura Municipal, para alarme em todas as repartições públicas, começando pela educação e depois para a saúde. 

O vereador afirmou ainda que, além da câmera e do alarme, também será melhorada a iluminação no Santo Cruzeiro. A Audiência, segundo Antônio Carlos Marciano (PROS), foi uma resposta de todas as ações que irão acontecer. Para finalizar sua fala, o vereador enalteceu o trabalho da Polícia Militar e disse que o objetivo é “devolver o Santo Cruzeiro às famílias e proporcionar noites de sono”.

O Comandante Norberto Curvello disse que o estado firmou convênio (Detect) com a Guarda Civil Municipal, porém é preciso ter o equipamento, já que eles disponibilizam apenas o software. Quanto aos alarmes nos prédios públicos, Norberto disse achar importante a instalação. Segundo o comandante, na terça-feira seguinte (12/04), representantes viriam de São José dos Campos para uma reunião em que seria definido o projeto piloto de monitoramento, a ser iniciado no Santo Cruzeiro.

O morador Beto agradeceu pelas boas notícias e disse que o local realmente está um caos. Ele também ressaltou que sempre que precisam, a Polícia Militar está presente e perguntou se serão mesmo colocadas lombadas na rua. Ditinho Rodrigues, do Departamento de Trânsito, respondeu que irão ao local para ver onde podem ser colocadas as lombadas, e depois encaminhar o pedido à Secretaria de Obras.

O vereador Thales Gabriel Fonseca (SD) se disse muito mais animado do que na Audiência anterior (realizada em 07/01), pois trabalhar com datas e soluções é o caminho certo. Também disse esperar que as decisões sejam exemplos a serem seguidos por todos os patrimônios públicos e finalizou dando a notícia de que já tramita na Câmara uma parceria com a Guarda Civil Municipal para que a Casa compre uma câmera e a instale para que a Praça Doutor Antero Neves Arantes seja monitorada pela GCM.

A Audiência foi encerrada pelo vereador Antônio Carlos Marciano (PROS), que agradeceu a presença de todos os moradores presentes, mais uma vez enalteceu o trabalho da Polícia Militar e se disse confiante de que os primeiros passos trarão benefícios a toda a população.  

Clique aqui e faça o download do áudio da Audiência na íntegra.

Texto: Polyana Gonçalves / Comunicação CMC
Foto: Ana Laura Azevedo / Comunicação CMC