2016 05 19 sessao simulada oswaldo 19 05 mesa
2016 05 19 sessao simulada oswaldo 19 05 vereadores1
2016 05 19 sessao simulada oswaldo 19 05 vereadores2

Foi realizada, na manhã de hoje (19/05), a Sessão Simulada 16ª edição do projeto Câmara Jovem, do vereador Diego Miranda (PSDB). Os alunos que comandaram a Sessão Simulada foram da escola Oswaldo Cruz, que haviam realizado ontem (18/05) o ensaio.

Representando a Casa Legislativa, estavam os vereadores Diego Miranda (PSDB) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB). Os professores que também prestigiaram os alunos foram Glauco Duarte e Thiago Pontes Salles da Costa.

Os estudantes que compuseram o plenário da Sessão Simulada foram:
Presidente: João Guilherme
1º Secretária: Thaíse da Silva Conceição
2º Secretária: Bruna Gonçalves Bahia
Demais vereadores: Agatha Poiares Rodrigues Correa Braga, Erick Lucas Duarte Silva dos Santos Coelho, Gabriella Peroba da Silva, Isabella Aparecida Castro Nogueira, Matheus Eduardo Monteiro Guimarães, Maycon Douglas Silva Macedo, Mayra Nascimento e Vitória Maia de Moraes Santos.

O presidente Diego Miranda (PSDB) deu início à Sessão com uma breve introdução aos alunos presentes na plateia, de como foi o processo pelo qual os colegas de classe passaram até ali. Ele também fez questão de agradecer aos que se dispuseram a conhecer melhor o legislativo e a seriedade com que todos se envolveram a todo o momento.

Em seguida, o vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB) contou aos presentes que de todos os vereadores da Casa, ele foi o que iniciou na política mais novo, com apenas 16 anos. Incentivando os alunos a persistirem em aprender cada vez mais sobre o funcionamento tanto do legislativo quanto do executivo, ele se disse um admirador do projeto que ensina a tantos jovens.

Ao todo, foram aprovados sete Requerimentos de Informação e dois Requerimentos para Decisão do Plenário, sendo que mais três foram lidos e depois de muito debate rejeitados.

Dos quatro Projetos de Lei apresentados, apenas um foi aprovado, mas ainda assim, com três votos contrários. Ele dispunha sobre a obrigatoriedade de bases policiais dentro das escolas, e dividiu opiniões, pois alguns alunos acreditavam que a escola deve se posicionar quanto à segurança do local.

Os três Projetos rejeitados também geraram grandes debates, mas levaram a decisões quase unânimes. Um dispunha sobre a autorização do uso de celular em sala de aula, o outro sobre mulheres também poderem andar sem camisa em locais públicos e o último sobre a criação do campeonato de League of Legends na cidade.

A Sessão foi encerrada com o vereador Diego Miranda (PSDB) incentivando os alunos a darem continuidade ao que começaram no projeto. “Aproveitem agora que ainda está tudo fresco na cabeça de vocês e filiem-se a algum partido. Assim, vocês poderão e saberão cobrar cada vez mais de seus governantes”.

Texto e fotos: Polyana Gonçalves / Comunicação CMC