Na noite de 01/09, foram realizadas duas Audiências Públicas na Casa de Leis.

A primeira tratou da “regularização do Transporte Alternativo no município de Cruzeiro”, e a segunda foi sobre a “segurança na Praça do Santo Cruzeiro (Praça João XXIII, no bairro Jardim América)”.

2016 09 21 audiencia publica assta 01 09TRANSPORTE ALTERNATIVO

Conforme ofício enviado pela procuradoria jurídica da Prefeitura, desde 2002, o transporte alternativo em Cruzeiro é regido pela Lei nº 3.493, mas atualmente o contrato de prestação deste serviço não está regularizado.

O ofício informou que já estava sendo finalizado o edital para lançamento de nova licitação, que provavelmente seria publicado em 06/09, mas ainda não há novas informações no site da prefeitura.

Um representante da Assta (Associação Transporte Alternativo de Cruzeiro), que realiza atualmente o serviço, agradeceu os esclarecimentos e se mostrou confiante de que logo será regularizado o serviço para que o trabalho ocorra de forma mais tranquila.

2016 09 21 audiencia publica santo cruzeiro 01 09SEGURANÇA NO SANTO CRUZEIRO

Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil apresentaram que está funcionando na Praça do Santo Cruzeiro o sistema de monitoramento com câmera, em caráter experimental, com equipamento fornecido gratuitamente para teste.

A ideia é que haja uma licitação futura, para compra ou aluguel de equipamento de vigilância, ou mesmo para contratação deste serviço, e que o sistema seja expandido para mais pontos da cidade.

Também foi enfatizada a importância de um trabalho conjunto da GCM e das polícias Civil e Militar para garantia de uma segurança efetiva.

Um dos moradores do bairro afirmou que houve melhora da segurança no local, assim como diminuição do barulho, que era objeto de grande reclamação.

Alguns munícipes apontaram ainda a necessidade de vigilância em outros locais, como as proximidades da ESC/ESEFIC, assim como a ideia de ressignificar os espaços públicos, com uma concepção de segurança que não promova o afastamento, mas sim o uso do espaço, por exemplo, para atividades culturais.

Ao final, ficou acertado que haverá em breve mais uma Audiência para discutir o tema. Acompanhe pelo calendário no site da Câmara, assim como pela fanpage no Facebook, a divulgação das próximas datas.

Texto e fotos: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC
Imagens: Google Maps / Freepik / Flaticon

O áudio da Audiência Pública sobre o Transporte Alternativo está disponível para download neste link.