O prédio administrativo da ESC-Escola Superior de Cruzeiro “Prefeito Hamilton Vieira Mendes” foi denominado de “Professor Elenil José de Souza”, como homenagem ao educador que muito fez pelo ensino superior no município.
A proposta recentemente aprovada pela Câmara teve como autores os vereadores Sérgio Antonio dos Santos e Carlos Alberto Ribeiro. Também teve a assinatura da então vereadora Maria Aparecida do Nascimento Santos que, no momento da votação, já não exercia o mandato, por ter sido afastada e substituída pelo suplente E agora vereador Antonio José Tavares, o “Toninho Bactéria”.
Elenil
Natural de São Paulo, Elenil veio para Cruzeiro em 1973 para estudar na recém fundada ESEFIC, formando-se na segunda turma. Assumiu a cadeira de voleibol em 1974. Mais tarde assumiu a cadeira de futebol de salão e prática profissional.
Atuou na coordenação de eventos e, como esportista, foi detentor de vários títulos na modalidade de voleibol, tais como: campeão brasileiro universitário, estadual do interior, jogos regionais por Pindamonhangaba e Cruzeiro, jogos abertos em Itanhandu, Passa Quatro, Caxambu, Cruzília, Baependi e Conceição do Rio Verde, jogos abertos da Semana da Asa pela Escola de Especialistas de Guaratinguetá, brasileiro pela seleção afro- brasileira. E integrou a seleção brasileira universitária de voleibol.
Coordenou atividades recreativas pelo Vale do Paraíba, foi treinador de voleibol, idealizador de cursos de arbitragem, criador de festivais de dança, folclore, etc, além dos jogos universitários oficializados pela câmara, copa interestadual de futsal, jogos internos da Esefic e muitos outros eventos.
Diversos de seus ex-alunos destacaram-se no cenário esportivo nacional, entre os quais os irmãos Paulo César e Luiz Flávio de Oliveira, consagrados árbitros de futebol, e o famoso e saudoso João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”, glória do esporte nacional e recordista mundial de salto triplo, em 1979.
Fez Mestrado em Educação Física em Assunção, no Paraguai e Pós-Graduação em Administração Esportiva e de Técnico Internacional de Voleibol, pela Federação Paulista e Secretaria Estadual de Esportes e Turismo. Também foi técnico de Futsal tendo trabalhado 36 anos na Esc-Esefic. Pouco antes de falecer, recebeu da Câmara Municipal de Cruzeiro o título de “Cidadão Cruzeirense”.