Na noite de 28 de outubro, a Câmara Municipal de Cruzeiro homenageou personalidades e uma instituição ligadas à educação e aos esportes. Foram outorgados os títulos de Palma de Prata ao Colégio Objetivo, Cidadão Cruzeirense ao senhor Paulo Roberto Monteiro (do Paulistinha Futebol Clube) e Mérito Mantiqueira à nadadora Victoria Izidro de Moura e ao palestrante Marcelo de Elias.
Representando a Casa de Leis, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB), o vice-presidente Charles Fernandes (PDT), o segundo-secretário Antonio Tavares (PTC) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Carlos Alberto Ribeiro (PR), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Mário Notharangeli (PT) e Sergio Antonio dos Santos (PDT).
Além de Diego Miranda, compuseram a mesa da solenidade o chefe de instrução do Tiro de Guerra, sargento Marcelo Sampaio, o diretor regional da Fiesp e presidente da Associação das Indústrias e Serviços de Cruzeiro e Região, Eddie Pieter Van Tilburg, o vice-diretor da Facic, Jorge Luiz Conde, e o representante do Senai de Cruzeiro, professor Ricardo de Castro.
O cerimonialista Evando Machado passou a palavra o presidente Diego Miranda (PSDB), que parabenizou os funcionários públicos pelo seu dia e abriu os trabalhos da sessão, e em seguida o vereador Marco Aurélio (PR) leu os Decretos Legislativos que conferiram os títulos aos homenageados da noite.
As entregas de títulos se iniciaram pela Palma de Prata ao Colégio Objetivo de Cruzeiro (Monsenhor José Nunes), pelos 25 anos de importante e meritório trabalho realizado no município. O vereador proponente, Diego Miranda (PSDB), que estudou no colégio desde a infância até a conclusão do Ensino Médio, agradeceu pela confiança que pôde sentir por parte de todos os professores e funcionários e pelo ensino que o possibilitou cursar uma universidade de renome sem ter que passar por cursinho pré-vestibular. Diego enfatizou ainda que as diretoras da escola possuem “o dom de cuidar de gente”, e dirigem hoje um colégio que pode ser considerado “orgulho para a cidade, se preocupa com o social e é responsável pela formação de cidadãs e cidadãos cruzeirenses”.
O diploma foi recebido pelas diretoras do colégio, Liane Pereira Ribeiro e Lúcia Helena Nunes Soares Ferreira. Lúcia Helena ofereceu o diploma a seu tio, o Monsenhor José Nunes, já falecido, que iniciou o sonho que se concretizou na escola e hoje dá nome a ela, e o professor Miguel Júnior falou em nome da instituição, trazendo algumas reflexões, entre elas a de que na educação aprende-se a conhecer, a ser, a compreender, e por fim a fazer, sendo estes os quatro pilares constroem a pessoa humana. Quem convive e vive o sistema de ensino do Colégio Objetivo sabe, com a mais absoluta certeza, que todos nós nos doamos; temos uma missão de tornarmos seres humanos melhores pessoas”, considerou o professor.
Em seguida, foi entregue o título de Cidadão Cruzeirense ao senhor Paulo Roberto Monteiro Gonçalves de Moraes, carioca que veio para Cruzeiro em 1986, e após alguns anos fundou aqui a Associação para o Desenvolvimento Social e Desportivo Paulistinha (declarada de Utilidade Pública pela Câmara em 2007), em que crianças e adolescentes da comunidade cruzeirense têm a oportunidade de treinar e praticar futebol.
O autor da proposta do título, vereador Antonio Carlos Marciano (PTB), relatou algumas das dificuldades pelas quais o homenageado passou ao estruturar o clube, e também um pouco das diversas conquistas em campeonatos, mas interrompeu a listagem dos títulos afirmando que a maior conquista do sr. Paulo foi “o campeonato da vida”, pois ele pôde ser “um verdadeiro pai para inúmeras crianças e jovens que passaram por sua equipe”, fazendo a diferença em vidas que poderiam não ter uma boa perspectiva se não se voltassem para o esporte.
Ícaro Willian Marciano, filho do vereador, representou os que tiveram oportunidade de jogar no clube ao agradecer “todo o carinho e dedicação” e afirmar ser mais que merecido o sr. Paulo tornar-se um cidadão cruzeirense, “exemplo para nossa população e gerações futuras”. Hoje sargento da aeronáutica, Ícaro enfatizou ainda a influência do treinamento no Paulistinha quanto aos valores morais, “como ter respeito pelo próximo, honrar a família, ter disciplina para alcançar seus objetivos, saber lidar e aprender com as derrotas, para que possamos nos levantar ainda com mais força e determinação”.
Com grande humildade e emocionado com as homenagens ouvidas, o sr. Paulo expressou seu agradecimento, e estendeu o mérito dos triunfos conquistados aos pais e alunos do Paulistinha e às pessoas que estiveram ao seu lado durante a jornada do Clube, preferindo não citar nomes para não correr o risco de se esquecer de alguém.
A homenagem seguinte foi entregue à nadadora cruzeirense Victoria Eduarda Izidro de Moura, que possui mais de 60 medalhas de ouro em nível nacional, estadual e regional, e hoje nada no clube Pinheiros (em São Paulo) e participa das seleções paulista e brasileira infantil e juvenil, tendo se consagrado neste ano campeã sulamericana e vice-campeã mundial. Com 14 anos recém-completados, Victória tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Mérito Mantiqueira, título conferido aos cruzeirenses que, por seus méritos e relevantes serviços, se destaquem fora do município.
Patrono do diploma, o vereador Mário Notharangeli (PT) enfatizou em sua fala a importância do apoio da família na formação de atletas, e no caso específico de Victoria o quanto a sua família se empenha, especialmente os seus pais, Fernando e Luciana, que a acompanham em viagens para competições e treinamentos. Mário até parafraseou o famoso ditado popular em relação aos homens bem-sucedidos, afirmando que “por trás de uma grande atleta existe uma grande família“.
Com certa timidez, Victória agradeceu o título, se dizendo honrada e expressando que sente que seu esforço foi recompensado. A nadadora, que pratica o esporte desde os quatro anos de idade, agradeceu ainda todo o apoio de seus pais e familiares, além do técnico atual e de seu primeiro técnico, que a apoiou desde pequena e a acolheu quando precisava.
Também recebendo o Mérito Mantiqueira, o último homenageado da noite foi o palestrante Marcelo de Elias, que passou sua infância na Vila Batista, e foi gerente de Recursos Humanos na Maxion, professor no Senai e em universidades do Vale do Paraíba, sendo atualmente professor de cursos de MBA, escritor e diretor de consultoria. Classificado como excelente pelo portal Palestrantes do Brasil, Marcelo percorre todo o país com palestras motivacionais e de liderança.
O vereador proponente do título, Antonio José Tavares (PTC), que conheceu o homenageado ainda durante a infância na Vila Batista, exaltou a importância da profissão de professor, que “esculpe com sua dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e homens do amanhã”, formando os cidadãos que tomarão conta do futuro. “Quem compartilha todo o seu conhecimento com os outros tem que ser alguém q merece toda a nossa admiração, confiança e respeito”, expressou o vereador, ao dizer que se sente honrado em fazer essa homenagem a alguém que “eleva o nome de nossa cidade por diversos municípios, estados e até mesmo outros países”.
Marcelo preferiu destacar não as pessoas que teve oportunidade de desenvolver como professor, mas sim aqueles com quem pôde aprender, pois acredita ter tido “excelentes professores, não apenas em bancos escolares e cursos, mas principalmente na escola mais importante de todas, que é a vida”. Assim, o palestrante agradeceu primeiro as lições que recebeu de sua família, dos amigos pessoais e também dos encontrados na vida profissional e de sua esposa, Mara, e finalizou com a que diz ser a principal lição, a de que “o que mais importa é você fazer as suas escolhas com caráter, com valores, com princípios”, cujo aprendizado remete aos seus pais.
Finalizadas as entregas de títulos, o sargento Marcelo Sampaio expressou sua honra em participar da solenidade, cumprimentando os vereadores, todos os presentes e os homenageados, que espera “que continuem fazendo o bem, conquistando pessoas, fazendo aquilo que as pessoas gostam de ver”. A ex-vereadora Aurora Mota também apresentou seus cumprimentos, enfatizando que se tratou de uma noite em que foi exaltada a educação e refletindo que “instrução nós adquirimos, mas educação é algo que se cultiva diariamente”, e que todos os homenageados são professores “de educação, de cultura, e sobretudo de amor”.
Ao final, foi executado o Hino de Cruzeiro, e o presidente Diego Miranda (PSDB) encerrou a Sessão Solene, afirmando que todas as homenagens da noite foram muito justas, e conclamando todos a continuarem se sentindo parte da Câmara Municipal e a acreditarem na política, pois, por mais difícil que esteja a atuação neste área, “a função do parlamento é justamente reunir as diferenças da sociedade num ambiente onde se possa projetar o futuro”.