Em 2016, o número de candidatos às eleições municipais em Cruzeiro chegou a 269, com um aumento de 75% em relação à quantidade dos que se candidataram em 2012, que havia sido de 154. A proporção de mulheres em relação aos homens caiu ligeiramente, de 29,87% em 2012 para 29,37% neste ano.
Com o aumento expressivo no número de candidaturas, em todas as faixas etárias e escolaridades houve aumento numérico, mas a faixa etária com maior representatividade entre os candidatos (de 45 a 59 anos) cresceu em proporção bem menor que o número de candidaturas, caindo de 52% para 44% do total, enquanto a segunda faixa mais representativa (de 25 a 44 anos) passou de 27% para 36% do total de candidatos.
Em relação ao grau de instrução, embora os crescimentos mais expressivos tenham se dado nos candidatos com Ensino Médio incompleto e Ensino Superior incompleto, a faixa de escolaridade que mais ganhou representatividade em relação ao total de candidatos foi a de Ensino Médio completo, que passou de 38% em 2012 para quase 48% em 2016.
Já a faixa referente aos candidatos com Ensino Superior completo foi a que mais perdeu representatividade no total, passando de 35% em 2012 para quase 25% em 2016.
PARTIDOS E COLIGAÇÕES
A quantidade de partidos que apresentaram candidatos também aumentou, tanto nas candidaturas para vereador quanto para prefeito e vice. Dos 20 partidos que lançaram candidaturas a vereador em 2012, apenas dois (PTdoB e PPL) não estão representados nas candidaturas deste ano, em que o total de partidos chegou a 27. Dos nove partidos com candidaturas em 2016 que não tiveram candidatos no pleito anterior, três ainda não existiam à época (PROS, SD e PMB).
Enquanto em 2012 o partido com maior número de candidatos a vereador havia sido o PR, com 17, e o que teve menos candidatos tinha sido o PP, com apenas um, em 2016 o partido com mais candidatos a este cargo é o PSL, com 16 no total, e os que apresentaram menos candidatos foram PMN, PPS, PDT e PT, cada um com quatro.
O número de partidos com candidatos a prefeito e vice também cresceu, de 7 em 2012 para onze em 2016. Apenas três dos partidos que tinham candidatos a prefeito e vice em 2012 (PSDB, PMDB e PTB) estão na disputa novamente.
Quanto às coligações, também houve alterações expressivas, sendo que nas candidaturas a vereador nenhum partido se manteve coligado com os mesmos que em 2012. Para este cargo, no pleito anterior havia 7 coligações e um partido isolado, e em 2016 temos 10 coligações e 5 partidos que lançaram seus candidatos isoladamente.
As quantidade de coligações para prefeito e vice também está maior em 2016, e nenhuma coligação ou candidatura isolada foi mantida integralmente. Enquanto em 2012 havia três coligações e uma candidatura isolada para a eleição majoritária, em 2016 foram inscritas quatro coligações e três partidos isolados. No pleito anterior a maior coligação agregava dez partidos, enquanto em 2016 a maior está com onze.
Confira a representação dos dados no infográfico a seguir:
Os dados completos estão disponíveis na página do Tribunal Superior Eleitoral.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC
As eleições municipais estão se aproximando, e a Comunicação da Câmara preparou uma série de infográficos com informações e dados desta eleição e de eleições anteriores.
Confira outros infográficos:
- Em 2016, perfil do eleitor cruzeirense está com maior escolaridade, idade mais avançada e ligeiramente mais feminino
- Composição e atribuições dos poderes Executivo e Legislativo no município de Cruzeiro
- Nas Eleições de 2000 a 2012, abstenções, nulos e brancos cresceram em proporção maior que a quanidade do eleitorado