A Sessão Solene realizada no dia 2 de dezembro, a última do ano e da 27ª Legislatura, foi marcada por muita emoção. Pela primeira vez, um ato de entrega de um Título de Cidadão Cruzeirense foi entregue à família de
um homenageado devido ao falecimento repentino dele. Trata-se de Ricardo de Souza Barata, conhecido em toda a região por promover eventos culturais. O Decreto Legislativo número 493, aprovado em 25 de junho de 2013, lhe dava o direito de receber tal honraria mas, às vésperas dele receber o Título na Câmara, faleceu devido a problemas cardíacos. O presidente da Casa de Leis, vereador Diego Henrique Rodrigues Miranda, fez a entrega aos familiares. Ricardo infelizmente nos deixou de súbito, mas ainda que não esteja mais neste plano, seus frutos foram férteis. Ricardo era filho do senhor Ronald Barata, que é casado com a senhora Valentine Barata; era irmão de Jorge Luiz, Eduardo, Maria Fernanda, Luíza e Helena.
Teve três filhos: César, Ricardo e Sophia. Teve como companheira Rita de Cássia Giupponi.
O vereador Diego Miranda recepcionou a família do homenageado e ainda fez uma surpresa a todos os presentes, ligando para o irmão de Ricardo, Eduardo, que fez um depoimento via celular, emocionando parte dos presentes e a família Barata.
Outras homenagens:
Marcos Rodrigues Penido nasceu no dia 26 de fevereiro de 1962 na cidade do Rio de Janeiro. É um reconhecido especialista na gestão de políticas públicas em habitação e infraestrutura urbana no Brasil. Ocupou inúmeros cargos de responsabilidade nas administrações do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo.
Sempre esteve à frente de grandes desafios para a construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário, canalização de córregos, equipamentos públicos de escolas, creches, postos de saúde e hospitais.
Marcos Penido é Presidente da CDHU e da Associação Brasileira de COHAB´s; foi Secretário de Estado da Habitação (2014); Secretário de infraestrutura urbana da Prefeitura de São Paulo; Diretor Técnico da CDHU; Fundador e Coordenador do Programa de Qualidade na Habitação do Estado de São Paulo; Funcionário de carreira da CDHU; Engenheiro Civil e cursou Gerenciamento de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas.
O Título de Cidadão Cruzeirense foi proposto pelo vereador Mário Roberto Notharangeli, em vista dos relevantes serviços prestados para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, originando o Decreto Legislativo nº 546, de 09 de agosto de 2016.
A partir do Decreto Legislativo nº 541 de 21 de junho de 2016, proposto pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha, recebeu uma homenagem o ilustríssimo senhor José Pablo Cortés com o Título de Cidadão Cruzeirense. Ele nasceu em 21 de fevereiro de 1967 na cidade de Caraguatatuba; filho de Juan Cortes Vivô e de dona Gloria Abdalla. Ainda com poucos dias veio residir em Cruzeiro, terra natal de sua mãe. Poucos anos depois, mudou-se para a Espanha, terra natal de seu pai. Lá residiu até os 17 anos, quando retornou a Cruzeiro. Aqui serviu o Tiro de Guerra, onde fez o curso de cabo de infantaria em 1986 juntamente com o primeiro ano da Faculdade Salesiana de Direito de Lorena, onde integrou a Primeira Turma de Direito, formando-se em 1990.
Ainda durante o curso de Direito, foi aprovado em concurso para Inspetor de Alunos do Município de Cruzeiro, trabalhando por 2 anos na Escola Mário da Silva Pinto até que se formou em Direito e iniciou suas atividades profissionais como Advogado. Em 1991, ingressou nos quadros da OAB, tendo exercido sua profissão brilhantemente desde então. Ao longo dos anos cursou diversas pós-graduações, em Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Direito Civil, além de ter concluído os créditos de Mestrado em direito e também um MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, além de outros cursos de extensão.
Em 1996, iniciou como professor de Direito no Centro Universitário Salesiano em Lorena, onde permaneceu como professor da graduação até 2011, continuando após esse ano como professor dos cursos de pós-graduação em Direito. De 2006 a 2008, foi Professor da FATEC de Cruzeiro. Já como Advogado foi nomeado representante da Subseção da OAB de Cruzeiro perante o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. Posteriormente, em 1997, ocupou o cargo de Procurador Chefe do Município até o ano de 1998. Casado com a também advogada Dra. Beniza Maria Figueira Thomaz da Silva (filha da saudosa Iza Figueira Thomaz e do Sr Benedito); é pai da Cecília e do Ivens, que tem apenas dois meses.
Autor de diversos artigos jurídicos publicou em 2006 um livro sobre Direito do Consumidor, tendo recebido desta Casa de Leis voto de aplauso pela obra. Exerceu no triênio 2010/2012 a Presidência da Subseção de Cruzeiro da OAB, tendo sido eleito para compor o Conselho Estadual desta Ordem para o triênio 2013/2015 e reeleito para o Conselho Estadual para o triênio 2016/2018, onde passou a integrar como Relator a 6ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética da Seccional de São Paulo da OAB. Atualmente, é membro titular da banca de Arguição Oral dos candidatos a compor o quadro de Desembargadores pelo Quinto Constitucional dos Tribunais. Em 2015, foi agraciado com a Comenda Márcio Thomaz Bastos, outorgada por esta Câmara Municipal de Cruzeiro, sendo ainda detentor das Medalha do Mérito Jurídico da OABSP, Medalha Noé de Azevedo e Medalha Cid Vieira de Souza, pela sua atuação como palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados.
Conforme o Decreto Legislativo número 550 de 31 de agosto de 2016, pelos relevantes serviços prestados ao nosso município, proposto também pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha, foi homenageado o ilustríssimo senhor Maurício Pinto da Costa. Ele nasceu no dia 29 de março de 1941. Formado em contabilidade pelo Delta de Cachoeira Paulista é também professor primário, mas sem exercer a profissão.
Juiz presidente e fundador da torcida organizada do Cruzeiro Futebol Clube, já trabalhou para a Casa Legislativa de Cruzeiro com a montagem de presépio, assim como para a Prefeitura da cidade, no coreto da Praça 9 de Julho e em casas de outros munícipes.
Trabalhou também na Auto Agrícola Vale do Paraíba S.A., Turner Simões S.A., Cooperativa Agropecuária S.A., Indústrias Vigor S. A. e Cruzauto- Cruzeiro Automóveis S.A.
Maurício é conhecido por fazer exposições em frente a sua casa tanto sobre o São Paulo Futebol Clube, seu time do coração, quanto em homenagens religiosas católicas.
Ao agradecer pela honraria recebida, senhor Maurício clamou para que todos se juntem em prol de Cruzeiro e levantou a bandeira para o plenário lotado. A pedido dele, a tradicional cantora cruzeirense Lourdes Ferrer, intrepretou os Hinos Brasileiro e Cruzeirense (foto embaixo).
A partir do Decreto Legislativo número 554, de 8 de novembro de 2016, autoria do vereador Juarez Juvêncio dos Santos, recebeu o Diploma Mérito Mantiqueira, o ilustríssimo senhor José Wagner Ramos dos Santos.
José Wagner Ramos da Silva, filho de Lair Ramos da Silva e Dona Maria Aparecida Barbosa Ramos, nasceu em Cruzeiro no dia 18 de março de 1947. Formou-se bacharel em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1972 e ingressou no magistério Público Federal, exercendo a função de Diretor de Escola por 17 anos. Formado em pedagogia, atuou por 30 anos como professor de língua portuguesa. Por sua dedicação à educação, recebeu o Título de Cidadão Ferrazense, em Ferraz de Vasconcelos, Título de Cidadão Suzanense e Comenda da Ordem Internacional dos Jornalistas.
Na TV Fatos de Mogi das Cruzes, José Wagner recebeu o prêmio destaque Profissionais do ano em 2014. Autor do livro Crônicas do Coração obteve o 1º lugar em um concurso de crônicas em São Paulo, recebendo o troféu Delicatta/2015. Casado com a professora Marilena Digenova, é pai do Dr. Wagner Digenova, tem dois netos e reside em Suzano-SP. Apaixonado por Cruzeiro coleciona cerca de 1000 fotos antigas e recentes da cidade e escreveu a crônica “Eu sempre soube que te amei”, onde declara todo o seu amor pelo município.