site

A primeira Sessão Especial de 2021 ocorreu na última terça-feira (5) com a apresentação do Plano de Governo para o próximo quadriênio e as apresentações dos novos secretários. A Sessão não foi aberta ao público, mas a transmissão foi realizada ao vivo pelo site oficial da Casa de Leis. A Sessão iniciou-se as 18h20, presidida pelo presidente Jorge Luiz dos Santos (PL) e contou com a presença de todos os vereadores, prefeito Thales Gabriel, vice- prefeito Paulo Scamilla e secretários municipais.

Thales Gabriel apresentou o Plano de Trabalho, com as propostas que nortearão o processo de desenvolvimento do município de Cruzeiro nos próximos quatro anos (2021-2024) com a participação e trabalho conjunto entre o Executivo, Legislativo e comunidade. O plano busca atender as necessidades da população conhecendo a sua realidade por meio de indicadores participativos, observando e respeitando os aspectos sociais, econômicos, culturais, urbanísticos e ambientais. O objetivo é manter a cidade norteada pelos princípios do desenvolvimento responsável, utilizado o planejamento e a gestão de forma integrada a fim de promover uma sociedade sustentável do ponto de vista socioeconômico e ambiental.

As metas apresentadas foram nos setores de Administração Pública e nas secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Desenvolvimento Urbano e Rural; Educação; Esportes, Cultura, Lazer e Juventude; Meio Ambiente; Obras e Serviços Públicos; Saúde; Segurança Pública. Foram apresentadas também as Autarquias Municipais: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e Escola Superior de Cruzeiro “Prefeito Hamilton Vieira Mendes” – ESC.

Foram apresentados também os novos secretários, sendo eles: Jose Farouk Raffoul Mokodsi, Secretário de Educação; Diogenes Santiago, Secretário de Ações Jurídicas; Coronel Hélcio da Silva Vieira, Secretário de Segurança Pública; Paulo Félix, Secretário de Obras; Mario Notharangeli, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Hevelyn Sígolo, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social; Olívia Costa, Secretária de Meio Ambiente; Rodolfo Scamilla, Secretário Desenvolvimento Urbano e Rural; José Rogério, Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude; Imaculada Conceição Magalhães, Secretária de Saúde; Júlio César Santos Martins, Secretário de Finanças.

Após a apresentação, o microfone foi aberto aos vereadores para realizarem perguntas. O vereador Carlos Alberto Pinheiro (DEM) parabenizou o mandato de Thales Gabriel e também a escolha dos novos secretários (as). Questionou sobre as estratégias de trabalho com os jovens que participam de atividades socioeducativas. O prefeito, em resposta, disse que existe um trabalho sendo realizado pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e que está sendo estudadas novas propostas de atividades para os mesmos.

Wagneriano de Lima Moreira (PODE) abordou sobre as Leis antigas e se existe a possibilidade de elaborar um projeto para resolver o problema que alguns Bairros passam em época das chuvas intensas. Em resposta, Thales disse que existe o Plano de Macro Drenagem para a diminuição dos problemas que acontecem neste período no município.

O edil Paulo Filipe da Silva Almeida (DEM) questionou sobre o retorno das aulas nas escolas municipais e se caso realmente aconteça, o que será realizado em prevenção e assistência aos alunos. Em resposta, o prefeito disse que já estão sendo programadas as aulas presenciais com o inicio no dia 08/02, com a volta percentual dos alunos e que todas as medidas de prevenção e assistência estão sendo tomadas.

Higmar da Silva Lopes (PSD), vereador, questionou sobre a manutenção nas ruas da cidade, em relação a podas de árvores, capina, limpeza, sendo que alguns pontos da cidade não está tendo este tipo de trabalho realizado e se existe a possibilidade de contratação de mais funcionários com o intuito de melhorar a qualidade de serviço. Em resposta, o prefeito explicou que irá avaliar a situação para resolver tais problemas.

O vereador Diego Henrique Rodrigues Miranda (PSD) parabenizou Thales Gabriel pela votação história na eleição e pediu para que o mesmo falasse sobre a obra da Praça Antero Neves, Em resposta, foi dito que a Praça foi uma obra importante para o município e que para a finalização da mesma, ocorreu à contra partida por parte da Prefeitura pra que a obra fosse finalizada e também que está feliz com o resultado, pois disponibilizou à população um local de lazer, segurança e tranquilidade para as famílias cruzeirenses.

Anderson Ferrer Pereira (PSD) solicitou aos secretários presentes o apoio a todos os vereadores para que realizem um mandato de resultados. Questionou sobre a pavimentação do Bela Vista, Bairro do Itagaçaba. Em resposta, Thales disse que tem o intuito de pavimentar todo o Bela Vista e que com o apoio dos vereadores, futuramente isso será realizado.

Jorge Luiz dos Santos (PL), presidente, parabenizou Thales Gabriel pela votação história na eleição e pediu o apoio de todos os secretários. Em resposta, o prefeito agradeceu o apoio e o parabenizou também por sua reeleição.

A vereadora Sandra da Cunha (MDB) parabenizou a transparência do atual governo e questionou sobre as reformas nos postos de Saúde das regiões rurais do município. Em resposta, foi dito que algumas obras já estão sendo realizadas e outras a empresa responsável já foi contratada e que até o final deste ano os postos dos Bairros, Brejetuba, Entre Rios, Várzea Alegre, Passa Vinte e Embaú Mirim serão totalmente reformados.

A Sessão foi encerrada pelo presidente Jorge Luiz dos Santos (PR) às 21h50 que agradeceu a presença de todos. Abaixo segue o link do Plano de Governo disponibilizado pelo Executivo.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social