Na última quinta-feira, 27 de maio, a Câmara cedeu espaço à Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas referentes ao 1° Quadrimestre de 2021. A Audiência foi iniciada pelo presidente da Câmara, Jorge Currila (PL), às 15h e estavam presentes também os vereadores Nelson Pinheiro (PL), Paulo Filipe (DEM), Carlos Alberto (DEM), José Marcos (PSDB) e o vice-presidente de Câmara, Diego Miranda (PSD). Como representantes da Secretaria estavam presentes a secretária de saúde Imaculada Conceição e a assessora técnica Cláudia Santana Belchior.
Foram apresentados relatórios sobre a produção assistencial da Santa Casa, que comparado com o terceiro quadrimestre de 2020 apresentou um aumento de 104 internações entre clínica, pediatria e obstetrícia. Nesse mesmo quadro, foi apresentada uma diferença de menos 91 internações cirúrgicas, a secretaria de saúde explicou que alguns procedimentos não puderam ser realizados por conta da situação do município em relação à Covid-19. Sobre a assistência do Pronto Socorro, no terceiro quadrimestre do ano passado houve 2.235 procedimentos de urgência e 78.757 procedimentos de porta, enquanto no primeiro quadrimestre de 2021, os números são 4.002 de urgência e 68.973 de porta.
O combate à pandemia representou uma pauta significativa na Audiência, a Secretaria de Saúde apresentou os números de atendimento no CISA (Centro Integrado de Saúde), sendo 9.968 no total do primeiro quadrimestre. Em relação à campanha de vacinação, Imaculada, salientou a importância de seguir o calendário e continuar com todos os cuidados necessários. Os relatórios apresentaram, até 26 de maio, 18.411 primeiras doses aplicadas e 9.345 de segundas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, a secretaria de saúde apontou também a necessidade acompanhar o calendário de imunização da H1NI e os cuidados com a dengue, segundo ela, é preciso agir contra ambos para que não sejam somatizados ao cenário pandêmico da cidade.
Foi discutida também a implementação de serviços, como a ampliação dos leitos de UTI e Clínica Médica e o atendimento pós-covid com uma equipe especializada. Outra pauta de destaque foi informatização do sistema de atendimento na Lagoa Dourada, o vereador José Marcos (PSDB) apontou a ação como positiva tanto para os munícipes como para os atendentes e salientou a importância de reforçar a segurança no local.
O vereador Jorge Currila (PSD) agradeceu a todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do tratamento da Covid-19 e aos agentes de combate à dengue. Além disso, o vereador Paulo Filipe (DEM) elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde frente ao contexto atual da cidade e a transparência para tal.
O vereador Diego Miranda (PSD) questionou sobre a aquisição de testes de Covid para o município, como resposta, Imaculada, informou que há uma importante compra em andamento e que isso implicará no aumento da testagem. Foi questionado pelo vereador Carlos Alberto (DEM) o método de atendimento entre o ARE e UBS dos bairros, a secretária de saúde informou que os casos dos pacientes devem ser observados de forma isolada, pois os médicos responsáveis analisam a situação do mesmo e agem conforme necessário, voltando com o paciente para o atendimento do bairro ou encaminhando para um especialista.
O vereador Nelson Pinheiro (PL) agradeceu o atendimento recebido no CISA, elogiou o carinho e atenção dos profissionais, e parabenizou a equipe pelo profissionalismo em todo o processo.
A Audiência foi encerrada às 16h45 por Jorge Currila, que agradeceu a presença de todos.
CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.