Aconteceu na noite de ontem (27) a Sessão Solene de entrega dos prêmios de “Mulher Cidadã” para as 5 (cinco) homenageadas do ano: Berenice Lemes de Aguiar; Maria Bernadete de Souza Pinheiro; Nadir Bernardes de Souza May; Raquel Monteiro Florence de Oliveira e Wanderléa Figueira Rossi. Estavam presentes os vereadores Carlinhos Stock Car (DEM), Diego Miranda (PSD), Higmar Lopes (PSD), Sandra da Cunha (MDB) e o Presidente da Câmara Jorge Currila (PL). A Sessão teve início às 18h30 e foi transmitida pelo site da Casa de Leis.
Miguel Júnior, Coordenador de Comunicação Social da Câmara e cerimonialista da Sessão, iniciou sua fala parabenizando as homenageadas e convidando as autoridades presentes para compor a mesa. Foram convidados o secretário de Esporte e Cultura, José Rogério Martins, a vice-presidente da OAB Luciane Fernandes Pereira, o Subtenente Comandante do Tiro de Guerra Luís Gomes de Sousa Junior (Sargento Sousa) e o ex-vereador e presidente da Câmara Manoel Antunes Pereira, criador do Projeto de Mulher Cidadã em Cruzeiro.
O presidente Jorge Currila agradeceu a presença de todos e a Comissão que analisou as indicações feitas pelos vereadores, Danielle Horta, Solange Ribeiro, Nice Simone, Hevelyn Barbujiani e Giovanna Rossetti. Por motivos pessoais, Berenice Lemes de Aguiar não pôde estar presente. Berenice é mãe de três filhos, Renata, Everton e Nelson, deficiente auditivo. A mãe se dedica com todo amor, carinho e atenção à criação de Nelson. É formada em Contabilidade e funcionária pública há 25 anos. Há mais de 12 anos, trabalha junto ao Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, e hoje é Diretora do Conselho Fiscal. Berenice foi a primeira mulher secretária no Conselho Municipal de Cruzeiro.
Maria Bernadete de Souza Pinheiro foi a primeira homenageada da noite. Bernadete é Natural de Cruzília, em Minas Gerais e mudou-se para Cruzeiro em 1985. Destacou-se promovendo eventos para angariar fundos integralmente revertidos para compra de alimentos e roupas para a população carente de Cruzeiro, em especial do Bairro Itagaçaba. É voluntária ativa da Associação Natal Sem Fome e esteve por oito anos trabalhando junto a União dos Moradores do bairro, onde ocupou o cargo de Diretora Social. É responsável pela realização da Festa de Santo Rei, um grande evento da nossa cidade. Os vereadores Diego Miranda e Jorge Currila foram convidados a entregar o título.
A segunda a receber o título foi Nadir Bernardes de Souza May, delegada de Polícia na Delegacia Seccional de Polícia de Cruzeiro. Começou a trabalhar em Cruzeiro no ano de 1978, quando passou a pagar seus estudos. Hoje é formada em Educação Física pela ESEFIC e Direito pela UNITAU, atuando no exercício da Advocacia por 5 anos em Cruzeiro e por 2 anos na Secretaria das Relações de Trabalho junto ao PAT. Em 1993 foi aprovada em Concurso Público para ocupar o cargo de delegada, cursando a Academia de Polícia de São Paulo. No mesmo ano foi designada para exercício na Delegacia de Defesa da Mulher de Cruzeiro, onde acumula plantões policiais, distritos e delegacias de outros municípios há quase 30 anos. A vereadora convidada para entregar o título para Nadir foi Sandra da Cunha (MDB).
Sandra da Cunha aproveitou o momento para destacar o papel da mulher na sociedade e afirmou que em seu mandato segue apoiando a luta feminina e a igualdade de gênero. Sandra é a única mulher eleita atualmente no município de Cruzeiro, e frisou a importância do evento de ontem para prestigiar símbolos de luta e serviço do município.
Raquel Monteiro Florence de Oliveira foi a próxima homenageada. Raquel é formada em Gerência de Recursos humanos e funcionária da Empresa Iochpe Maxion, onde atua como coordenadora do Programa Formare, instituição em que tem por missão capacitar e inserir os jovens para o mercado de trabalho. Já atendeu mais de 250 jovens e 80% deles já estão trabalhando, se mostra uma pessoa extremamente empenhada em diversas frentes de trabalho social no município. Carlinhos Stock Car (DEM) foi o vereador convidado a entregar a homenagem para a coordenadora.
O vereador Carlinhos parabenizou Raquel pelo seu trabalho tão importante realizado em Cruzeiro. Segundo o vereador, ela é uma mulher notável e isso se prova no trabalho de sucesso que realizou com a Maxion, num projeto que mudou e continua mudando a vida de dezenas de jovens.
A última mulher a receber o título de Mulher Cidadã na noite foi Wanderléa Figueira Rossi. A psicóloga atua na Secretaria Municipal de Saúde desde 2003 e em consultório desde 1996. É presidente do Conselho Técnico Consultivo da Coalizão Cruzeiro, representante da Secretaria Municipal de Saúde e presidente da Comissão Setorial de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). É evangelista na Igreja Evangélica Congregacional de Cruzeiro e se formou em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde cursou especialização em Filosofia Contemporânea. Cursou o Mestrado na área da Filosofia Contemporânea pela PUC/Rio e é capacitada em Prevenção ao uso de Drogas pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos. O vereador Higmar Lopes (PSD) foi convidado a entregar o título a Wanderléa.
Higmar parabenizou todas as mulheres presentes e destacou a importância do título para celebrar pessoas que possuem tanta responsabilidade com a cidade de Cruzeiro. Em especial, parabenizou Wanderléa pelo 29º ano como Delegada.
Diego Miranda (PSD) agradeceu a presença do público e ressaltou que é necessário haver um maior reconhecimento das mulheres, frisando que esses eventos são de extrema importância na atualidade. Declarou também que a equiparação salarial das mulheres e a igualdade de gênero são uma luta constante da bancada de vereadores e reiterou que a Casa estará sempre aberta às mulheres e toda a população.
Por fim, as colaboradoras da Câmara Municipal entregaram para as mulheres um buquê de flores, as parabenizando pelo trabalho exercido no município de Cruzeiro. A Sessão foi encerrada às 21h pelo vereador e presidente Jorge Currila (PL).