Aconteceu na última quinta-feira (28/09) a Audiência Pública referente à LOA e ao cumpirmento de metas e valores. Estavam presentes os vereadores Carlinhos, Higmar Lopes, o secretário Júlio César e o coordenador setorial Rafael Carlos Silva. A audiência teve início às 17h e foi transmitida pelo site oficial da Casa de Leis.
O secretário iniciou sua fala apresentando a pauta, o objetivo da audiência era apresentar o Relatório de Demonstração e Avaliação do Cumprimento de Metas do 1º quadrimestre. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabeleceu no Anexo de Metas Fiscais as metas a serem alcançadas no exercício deste ano relativas a receitas, despesas, resultado nominal e primário e o montante da dívida pública municipal. Os dados são originários do Relatório Resumido da Execução Orçamentária e do Relatório de Gestão Fiscal, estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, retirados do Sistema Integrado da Prefeitura do Município.
Foi apontado pelo Secretário, Júlio Cesar, que a despesa está alta e a receita caiu, resultando no Resultado Primário negativo de, aproximadamente, 17 milhões de reais, a previsão era de 7 milhões de reais negativos. Com isso, foi apontado que a maioria das receitas ficou abaixo do previsto.
Foi liquidado das despesas 252 milhões e 597 mil reais, o que resulta em 5% a mais do que a receita.
Foi aplicada na saúde do município 31% do valor total da receita, o valor mínimo deve ser de 15%, ou seja, está bem acima do esperado.
Após a apresentação de Júlio César, os vereadores presentes elogiaram o trabalho do secretário no município de Cruzeiro. Não tendo mais nada a tratar, o vereador Carlinhos agradeceu a presença de todos, elogiou a apresentação, encerrou a Audiência Pública referente à LOA – Lei Orçamentária Anual para 2024.
Nesta audiência foi apontada a expectativa de arrecadação total anual de R$ 339.033.952,71 utilizando dos cálculos do mês de julho do corrente ano e foi mostrado cada ramo da receita do município.
CMC - Coordenadoria de Comunicação Social