Foi realizada na noite de 10/06, na Casa Legislativa, a Sessão Solene para entrega dos Títulos de Cidadão Cruzeirense ao comunicador Célio Freire, conhecido como Alemão do Som, ao policial federal Marcelo do Amaral e ao deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro.
O Legislativo foi representado pelo presidente Diego Miranda (PSDB), vice-presidente Charles Fernandes (PR), primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD), segundo-secretário Antônio Tavares (PMB) e vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Mário Notharangeli (SD) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB).
Além do presidente Diego Miranda (PSDB), a mesa da solenidade foi composta pela prefeita Ana Karin Dias de Almeida Andrade (PRB), pelo delegado da Polícia Federal Ronilson dos Santos, pelo procurador-jurídico do município de Lavrinhas, Diógenes Santiago, representando o prefeito José Luiz da Cunha, e também pelo deputado e secretário Floriano Pesaro (PSDB).
A cerimônia foi conduzida pela coordenadora de Comunicação Social da Câmara, Ana Laura Azevedo, e contou com a presença dos familiares e amigos dos homenageados, bem como autoridades de Cruzeiro e região e representantes ligados a diversas entidades assistenciais do município.
O primeiro a receber o Título de Cidadão Cruzeirense, de acordo com o Decreto Legislativo (DL) nº 534/2016, lido pelo vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB), foi o comunicador Célio Freire, conhecido como Alemão do Som, que foi homenageado pelos vereadores Antônio Tavares (PMB) e Sérgio Antônio, em nome da Casa de Leis.
O vereador Antônio Tavares descreveu a trajetória de Alemão, que definiu como “uma lenda viva da nossa cidade”, e Sérgio Antônio o homenageou, qualificando-o como “uma esmeralda da comunicação cruzeirense”.
Agradecendo o Título de cidadania da cidade em que se apaixonou pela comunicação, Célio Freire, que é natural de Divinópolis-MG, se emocionou, e relembrou histórias do período de 50 anos em que é servidor da prefeitura de Cruzeiro.
O Diploma seguinte foi entregue ao policial federal Marcelo do Amaral, com a leitura do DL nº 532/2016 realizada pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), e a homenagem em nome da Câmara feita pelo vereador Charles Fernandes (PR).
Charles exaltou a importância do trabalho da Polícia Federal, bem como as operações em que foi fundamental o trabalho de Amaral, a exemplo das denominadas Stigmata, Vale Verde, Mandi e Santo Ivo, voltadas ao combate ao tráfico de drogas.
O carioca Marcelo do Amaral agradeceu o Título conferido, assim como o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, que exige de seus profissionais “dedicação, empenho, coragem e muitas vezes abdicação de tempo com os familiares e amigos”, e deve ser exercido com “probidade, ética e especial atenção aos princípios constitucionais”.
O DL nº 518/2015, que conferiu o Título de Cidadão Cruzeirense ao deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, foi lido pelo vereador Carlos Alberto Ribeiro (DEM).
O presidente Diego Miranda (PSDB) representou a Câmara na homenagem feita ao secretário Floriano, descrevendo sua trajetória política, sempre voltada à assistência e desenvolvimento social, e de grande destaque por onde passou. Diego agradeceu ainda a atenção e o carinho de Pesaro para com a cidade de Cruzeiro, a exemplo do Seminário de que o secretário participaria na Casa no dia seguinte ao recebimento do Diploma.
Floriano Pesaro, nascido na capital paulista, agradeceu o primeiro Título de cidadania de sua carreira, afirmando seu apreço pela cidade de Cruzeiro e região, e exaltando a importância do município para a história do estado de São Paulo e do País. Pesaro afirmou sua parceria com o executivo e legislativo cruzeirenses, e finalizou lembrando o caráter de servidores dos homens públicos, que devem atuar pelo bem dos cidadãos.
A prefeita Ana Karin Dias de Almeida (PRB) parabenizou a todos os homenageados, e em especial ao secretário Floriano, exaltando também o caráter de servidores daqueles que se dispõe a exercer cargos públicos, e a importância de “plantar o bem e amar, para construir o melhor para a nossa cidade”.
Após a execução da Canção de Cruzeiro, o presidente Diego Miranda (PSDB) convidou todos a comparecerem ao Seminário Políticas Públicas para a Assistência Social, que seria realizado no dia seguinte na Câmara.
Texto: Ana Laura Azevedo - Comunicação CMC
Fotos: Polyana Gonçalves - Comunicação CMC