Audiencia Publica

Na última quarta-feira, 29 de maio, a Câmara cedeu espaço à Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas referentes ao 1° Quadrimestre de 2024. A Audiência foi iniciada pelo vereador Jorge Currila, às 18h e estavam presentes também os vereadores Nelson Pinheiro Junior, Diego Miranda, Carlos Alberto, e Higmar da Silva Lopes. Como representantes da Secretaria estavam presentes a secretária de saúde Dra. Ana Inês e a assessora técnica Cláudia Belchior.

Foram apresentados relatórios detalhados sobre as despesas líquidas no valor de R$ 26.668.441,98, correspondentes a 32,11% do quadrimestre. A Dra. Ana Inês discorreu sobre diversos temas importantes, destacando o direito das mulheres de terem ou não um acompanhante durante as consultas, enfatizando a importância dessa escolha na prevenção de abusos.

Ela também informou que em abril foi credenciado o serviço de hemodiálise na Santa Casa, que está operando desde 12 de junho, já completando um ano de funcionamento e atendendo 52 pacientes. Além disso, anunciou a ampliação do serviço para dobrar a capacidade de atendimento, operando às segundas, quartas e sextas, e continuando a receber pacientes de oito municípios da região, além de incentivar os moradores a procurarem atendimento local em vez de deslocarem-se para Guaratinguetá e Taubaté.

Desde fevereiro, a equipe está trabalhando todos os sábados em ações de combate à dengue, o que tem resultado significativo na redução dos casos na cidade. A Dra. Ana Inês também destacou as ações da vigilância epidemiológica, estão intensificadas no controle de doenças imunopreveníveis, monitoramento de indicadores e arboviroses, além de treinamentos no CEPAT.

Sobre vacinação, ela mencionou a oferta de vacinas em eventos públicos, especialmente durante a campanha contra a gripe e o Dia D, realizado na Praça 9 de Julho. A secretária também destacou a disponibilidade de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as unidades de saúde da cidade.

Na área de zoonoses, enfatizou a importância das ações realizadas, que incluem controle de criadouros do Aedes aegypti, animais peçonhentos, pesquisa de indicadores larvários, nebulizações, ações de bloqueio e controle de Culex. E que Cruzeiro foi o único município da região que não precisou declarar epidemia de dengue este ano, sem nenhum óbito registrado, o que evidencia o sucesso das medidas adotadas.

Também foi mencionado os ajustes orçamentários realizados de janeiro a abril, enfatizando que foram alterações de estimativas de receita e não de entradas de recursos. O Vereador Carlos Alberto elogiou publicamente o trabalho da Dra. Ana Inês pela sua dedicação e assistência à população.

Ao encerrar a Audiência, o vereador Jorge Currila agradeceu aos profissionais da equipe da Dra. Ana Inês pelo trabalho impecável e pela excelência demonstrada, além de destacar o reconhecimento recebido pela Santa Casa como a melhor UTI do Vale do Paraíba. A sessão foi encerrada com agradecimentos a todos os presentes.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.